Movimente-se 17 de Novembro de 2016

O treino HIIT emagrece mesmo?


Você já ouviu falar em HIIT? A sigla em inglês de “high intensity interval training”, também conhecido como hiit training program, nada mais é do que o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. Consiste num tipo de treinamento específico para a perda de gordura, que reveza exercícios de alta e baixa intensidade.

Mulher treinando em cima do colchonete com as mãos apoiadas em um suporte

Esse tipo de treino faz com que seu metabolismo se torne mais rápido e continue queimando calorias mesmo após terminar a sua sessão de treino, além de ajudar a queimar gordura localizada e fortalecer os vários grupos musculares.

O HIIT treino tem algumas regras para garantir que tudo corra bem. Os exercícios de alta intensidade devem sempre ser iniciados de forma gradual para que as pessoas evitem lesões. Vale lembrar que não se deve sugerir esse método para pessoas iniciantes ou sedentárias, pois o principal objetivo do programa é treinar até a exaustão.

Musculação X HIIT

Homem treinando sem camisa levantando barra de peso com as mãos

HIIT e musculação têm em comum a alta intensidade, e é justamente ela que gera modificações hormonais favoráveis à perda de gordura e ao ganho de massa muscular. Não se esqueça de treinar sempre com a ajuda de um profissional e seguir suas orientações.

Musculação ou treinamento funcional? Veja a diferença entre os dois

Diversas formas de fazer HIIT

Como fazer o HIIT? Não existe um formato obrigatório ou exercícios selecionados para um treinamento intervalado em alta intensidade. O que é obrigatório é intensidade máxima seguida de descanso. Lembrando que não é recomendado fazer a HIIT em jejum, pois pode trazer prejuízos à saúde. Confira algumas diferentes formas de se praticar o HIIT:

Tabela com algumas maneiras de HIIT

Hora de crescer

Treinar bem e desenvolver músculos são os objetivos da maioria das pessoas que se dedicam à academia. Para isso, a combinação HIIT e hipertrofia é bastante eficiente. A proposta é aperfeiçoar o tempo total de treino, evitando períodos prolongados de descanso, que deve ser ativo. Desta forma aumenta o gasto calórico na sessão de musculação e também a utilização de gordura corporal no período pós-treino.

Agora que você já sabe de todas as informações sobre o treino HIIT, chegou a hora de perder os quilinhos extras que tanto te incomodam. Confira abaixo nosso guia exclusivo.

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