Cuidar de Você 05 de Outubro de 2017

Conheça 4 métodos para parar de fumar e alcançar o bem-estar


Você sabia que a dependência da nicotina é uma das que mais preocupam? A facilidade com que se tem acesso ao cigarro implica na grande quantidade de dependentes. Se você é fumante, mas quer saber como parar de fumar ou conhece alguém que esteja tentando evitar o cigarro, neste artigo vamos mostrar, com a ajuda de especialistas, formas para acabar com esse dano de uma vez por todas!

Homem de braços abertos ao ar livre respirando profundamente

Malefícios do cigarro

É surpreendente a quantidade de males que o cigarro pode proporcionar. A droga possui mais de 4.500 substâncias tóxicas, das quais, 43 são comprovadamente cancerígenas. Além de causar dependência física e psicológica, cerca de 120.000 mortes ao ano são causadas devido ao uso do cigarro.

Por que parar de fumar?

O cigarro é um dos maiores geradores de doenças do mundo. Inúmeras pessoas morrem todos os anos por conta das substâncias prejudiciais à saúde. Quanto maior o período de tabagismo, maiores as possibilidades de desenvolver doenças. Conheça algumas das principais doenças causadas pelo cigarro:

  • Câncer de boca
  • Câncer de pulmão
  • Doenças digestivas
  • Doenças ósseas
  • Angina
  • Demência
  • Infarto
  • Disfunção erétil

Mas como parar de fumar?

Antes de tudo, é preciso que você esteja motivado a parar de fumar. O aspecto psicológico é muito importante em todo o processo de abandono do mau hábito. Para começar, conheça alguns métodos muito utilizados. Lembrando que após a escolha da melhor alternativa, é importante ter acompanhamento de um profissional especializado.

Escolha: parada repentina ou um passo de cada vez?

Marcar a data para parar de fumar é fundamental, escolha uma data que tenha um significado importante para você. Muitos usuários optam por parar de fumar pouco a pouco. A parada gradual ocorre através da redução da quantidade diária de cigarros. No entanto, este método prolonga os sintomas da síndrome da abstinência já que ainda haverá exposição diária à nicotina, mesmo que em menor quantidade. É recomendável o acompanhamento de uma equipe especializada para o sucesso total.

Já a parada repentina é o método mais recorrente entre os fumantes que desejam parar de fumar. A parada abrupta é a parada total do uso do fumo. Para essa alternativa, é preciso que não se tenha nenhum cigarro guardado.

A ajuda familiar, de amigos e de um profissional, é de grande importância para que o objetivo principal seja atingido. Em todas as etapas, a força de vontade é a principal ferramenta para que todos os obstáculos sejam superados.

Conheça os produtos com nicotina

Existem produtos que ajudam no tratamento do combate ao fumo, são eles: pastilhas, adesivos, sprays, comprimidos e goma de mascar de nicotina. Essas opções ajudam de forma direta nos sintomas de abstinência.

Beber água gelada ameniza a vontade de fumar

Exercite-se!

Parar de fumar é um desafio e às vezes o ex-fumante se depara com algumas armadilhas. Se você é usuário, não caia nessa, busque se distrair, pois ajudará a esquecer o cigarro por alguns momentos do dia. Além disso, não existe nada melhor do que praticar atividades físicas, elas são boas tanto para o corpo, quanto para a mente.

E na procura de onde e como se exercitar, a Unimed Fortaleza oferece os serviços da Medicina Preventiva, o grupo Movimente-se, que é voltado para a realização de atividades físicas de maneira 100% prática.

Banner clicável com a imagem de uma mulher se exercitando na rua. É possível ler a frase "Exercite-se em Fortaleza: saiba onde e como".

Conte com apoio da sua família

A família é a base de tudo, nela nos confortamos e buscamos ajuda, e para cessar o fumo, é de grande importância a ajuda familiar, com ela, é selado um compromisso e reforçada a vontade de parar de fumar.

As pessoas que convivem com você podem trazer grande suporte, seja nas palavras de incentivo, que traz motivação, ou nas crises de abstinência. Quando decidir parar de fumar, converse com todos, não os deixe de fora dessa situação.

Benefícios diretos da cessação do tabagismo

Se você parar de fumar agora…

  • Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação volta ao normal.
  • Após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue.
  • Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue normaliza.
  • Após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.
  • Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
  • Após 15 a 20 anos o risco de câncer se aproxima ao de quem nunca fumou.

Não desista

Agora que você conhece os métodos de como parar de fumar, você não pode mais ficar aí parado. Agarre-se a essa decisão e busque se livrar desse mal, os benefícios que se tem ao parar de fumar são inúmeros e com certeza somará a sua vida. Veja como isso acontece em relação à interrupção do cigarro e à expectativa de vida:

Gráfico com expectativa de vida de um ex-fumante

Procure ajuda profissional

A ajuda de um profissional é decisiva na sua escolha em parar de fumar, principalmente por ser difícil lidar com os sintomas da abstinência à nicotina. Cessar o hábito tabágico requer determinação e esforço, muitas pessoas passam por esta mesma situação e quando o objetivo é atingido, é incrível o que o retorno oferece.

Para sua inspiração, conheça a Mercia, cliente da Unimed Fortaleza que conseguiu superar o tabagismo com ajuda da Medicina Preventiva, através do grupo Ares.

Conheça os resultados do grupo ARES

Gráfico ilustrando resultados de cessação do tabagismo do grupo Ares, da Medicina Preventiva

O gráfico acima ilustra a média de cessação do tabagismo do grupo Ares, da Medicina Preventiva. Para efeito de comparação, a média nacional está entre 35 a 44%, segundo o Ministério da Saúde.

dr-flavio

 

Conteúdo aprovado pelo profissional Dr. Flávio José Mac Dowel Costa (CRM 4702 CE).
Médico formado pela Universidade Federal do Ceará / Pneumologista com residência no Hospital de Messejana / Médico do grupo ARES da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza.


Compartilhe nas redes sociais:
Rodapé da página.