Comportamento 06 de Abril de 2018

4 dicas infalíveis para amenizar o mau humor na dieta


O mau humor na dieta não é lenda, acomete muitas pessoas nos períodos de restrição alimentar. Fique conosco e te contaremos 4 segredos para dar um chega pra lá no mau humor!

Prato branco com salada dentro e um garfo ao lado: uma opção para melhorar o mau humor na dieta

É verdade, quando se está em privação de comida, tudo fica cinzento, nada parece ter graça. O mau humor quando se faz dietas restritivas é fato, mas, como tudo na vida, é possível superar.

Era uma vez: a dieta e o mau humor de Manuela

Manu havia perdido a conta de há quantas horas estava olhando ‘de cara feia’ para o interior da sua geladeira – com todo seu estoque de barrinhas dietéticas, várias folhas de uma hortaliça qualquer e garrafas e mais garrafas de suco detox. Ela estava de dieta restritiva, mas não só de dieta, estava também de mau humor.

Era uma quarta-feira chuvosa, e Manuela riscava no calendário – ao lado da cama – cada dia que passava, como se tentasse fazer correr mais rápido o tempo da dieta. O objetivo: secar os quilinhos que faltavam até o próximo feriado, que passaria na praia com os amigos. No início, Manu estava a todo vapor, disposta sempre a aceitar de bom grado aqueles “pratos fitness” que lhe ofereciam. “Ah, muito obrigada!”, ela dizia. Com o tempo, e ela não entendia o porquê, se alguém lhe desse um simples “Bom dia”, isso já era motivo para Manu retrucar “Bom dia pra quem?”, enquanto mordiscava sua torrada diet.

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Você deve estar se perguntando: “Ah, mas por que ela está de mau humor?” ou mesmo: “Manu está de mau humor por causa da dieta restritiva?”. Sobre isso, vamos te explicar agora!

Por que do mau humor na dieta?

O que nossa personagem está passando é mais comum do que você imagina. Sabe por quê? Dietas restritivas levam ao aumento do estresse psicológico, preocupação excessiva com a comida, depressão, insatisfação, flutuação intensa do peso, baixa autoestima e, até, transtornos alimentares.

Mudança de cardápio repentina

Vários fatores podem causar o mau humor na dieta, a restrição dos alimentos que você tem o hábito e gosta de consumir com frequência é um deles. Essa mudança ocasiona a mudança de humor. Nesse caso, quando você se priva de uma vez de alimentos frequentes na sua rotina, e que instigam seu paladar, a probabilidade de você abandonar essa dieta nas primeiras semanas é grande.

Falta de nutrientes

O fator principal que faz com que as pessoas fiquem mau humoradas está relacionado à privação de nutrientes essenciais para o organismo, provenientes de uma alimentação adequada e balanceada. Portanto, isso é comum acontecer quando se começa uma dieta sem o acompanhamento de um nutricionista. Logo, o especialista tem papel de grande importância no controle do mau humor na dieta.

Proteínas

Alimentos ricos em proteínas como o grão de bico, feijões, carnes, peixes, ovos leite e derivados, castanhas, fornecem aminoácidos como o triptofano, tirosina que são capazes de modular a produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, hormônios importantes para combater a depressão, ansiedade e distúrbios do sono, tendo a capacidade de alterar o nosso estado de humor. É possível que durante o período de dieta você retire alimentos como carnes, leites e chocolates que estão diretamente ligados à produção dos neurotransmissores responsáveis pelo bom humor, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. Esses neurotransmissores são encarregados da fluidez da comunicação entre as células do nosso cérebro e do organismo.

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Falta de carboidratos

Quando se faz dieta é comum reduzirem ou até cortarem alimentos ricos em carboidrato, esse nutriente é uma das principais fontes de energia do nosso cérebro. Então, sem o carboidrato na nossa cabeça, tudo fica “mais lento” e o mau humor logo aparece.

Casal comendo salada em uma mesa provando que não é preciso ter mau humor na dieta

Como dar um chega pra lá no mau humor na dieta?

Para que o mau humor não aconteça, não faça dieta restritiva. É importante que a sua alimentação seja adequada às suas necessidades, variada e equilibrada, garantindo assim o bom funcionamento do organismo.

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Agora, bastante atenção, te daremos 4 dicas infalíveis para que não ocorra o mau humor ocasionado em períodos de dieta.

Elimine o mau humor na dieta em 4 passos

1. Vá ao nutricionista

Antes de iniciar “qualquer dieta” você precisa se conhecer, saber realmente o que é preciso evitar na sua alimentação. O nutricionista irá elaborar uma orientação nutricional de acordo com suas necessidades para não colocar sua saúde em risco.

2. Não pare de se mexer

Fazer atividade física é fundamental para ajudar seu corpo na produção dos hormônios neurotransmissores. Ao praticar exercício seu cérebro libera a endorfina, que traz satisfação, relaxamento físico e psicológico. Se manter em movimento te ajudará a amenizar o mau humor e ainda emagrecer.

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3. Invista em hobbies

Se você gosta de dançar, ligue o som no volume mais alto e dance; se gosta de cinema e séries de TV, reúna os amigos e faça aquela maratona; se ir à praia te traz paz, vá à praia ver o pôr ou o nascer do sol; procure aliviar a tensão com coisas que te dão prazer.

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4. É sério, pode comer

Procure ficar atento à sua fome. Comer envolve sinais internos de fome, saciedade e prazer. Adeque sua alimentação à sua rotina diária, para não passar fome. Evite ficar grandes períodos sem se alimentar, pois a glicose do sangue diminui e isso afeta diretamente o seu temperamento.

Como foi dito anteriormente, a melhor forma de fazer uma boa dieta é ir ao nutricionista. Ser orientado por um profissional é a melhor forma de mudar sua rotina alimentar sem alterar seu humor negativamente.

Para alcançar um objetivo, é preciso se manter firme até o fim. Seja com exercícios físicos ou cinema e livros, as alternativas para melhorar o humor são muitas. Não fique igual à Manu, escolha a sua forma de livrar-se do mau humor na dieta, e mãos à massa!

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Dra. Lineuda Lima

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista Maria Lineuda S. Lima (CRN:2249)
Nutricionista, Especialista em Administração de Serviços de Alimentação e em Comportamento Alimentar

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