Alimentação Saudável 27 de Novembro de 2017

Nutricionista aponta os prós e contras da dieta cetogênica. Veja!


Dieta. Uma palavra de cinco letras que enche os nossos olhos. E quando há uma que promete a perda de até 5kg em uma semana, logo se torna famosa. É o caso da dieta cetogênica, que promete feitos como os das primeiras linhas deste artigo.

Exemplo de refeição da dieta cetogênica

No entanto, é importante conhecer a dieta e saber quais são seus pontos positivos e negativos antes de iniciá-la, e claro, ter um acompanhamento profissional para que seja ainda mais eficaz.

Primeiro, o que é dieta cetogênica?

Trata-se de uma dieta que prevê uma ingestão maior de gordura e proteína, e zero ingestão de carboidrato. Com essa alimentação, o corpo utiliza a gordura como fonte de energia, em vez de usar, como é de costume, o carboidrato.

A dieta se torna eficiente pois quando há a eliminação do carboidrato na alimentação, o nosso corpo passa a utilizar a gordura como fonte de energia. Este processo aumenta o metabolismo do corpo, pois faz com que o nosso organismo labore mais, gastando mais calorias e assim, a provocar o emagrecimento do indivíduo que faz a dieta.

Pontos positivos da dieta cetogênica

Conforme já foi mencionado anteriormente, o maior ponto positivo da dieta cetogenica é a perda de peso rápida. De acordo com a nutricionista Roberta Galvão, nas primeiras semanas, já pode-se ver números inferiores na balança e para quem precisa perder peso rapidamente, trata-se de uma boa alternativa.

Segundo Galvão, a dieta cetogênica promove uma perda de peso rápida, pois utiliza o metabolismo das gorduras para produção de energia, consequentemente, reduzindo as reservas de tecido adiposo. No entanto, boa parte da perda de peso pode ser devido à perda de água contida nas reservas de glicogênio, que se esgotam após o início da dieta. Portanto, é fundamental o acompanhamento de um profissional nutricionista para avaliar a eficácia da dieta aplicada.

Outro ponto positivo, é que a dieta cetogênica promove maior saciedade, pois a digestão das gorduras e proteínas é mais lenta, ocasionando possível redução de quadros de compulsão.

Emagrecer ou perder peso? Descubra a diferença!

Pontos negativos da dieta cetogênica

A dieta faz com que o indivíduo coma poucas fibras, o que ocasiona em prisão de ventre, o que acaba gerando desconforto. Além disso, de acordo com as nutricionistas, a restrição de carboidratos, causa diversos outros inconvenientes, tais como tremores, alteração de humor, sono e tontura.

A nutricionista também explica que habitualmente, somos acostumados a ingerir carboidratos, e por conta disso, é difícil seguir a dieta, pois há uma grande mudança na alimentação. O que pode acontecer é a não manutenção da dieta e o retorno rápido à ingestão de carboidratos em excesso pode ocasionar ganho de peso, indo de encontro com a proposta da dieta.

Para além dos pontos negativos já mencionados, há também outro desconforto que a dieta traz. Como o organismo está em processo de mudança de fonte de energia, isso pode ocasionar mal-estar, dor de cabeça e dor no corpo.

Por estes motivos é que se deve ter atenção com este tipo de dieta e é imprescindível o acompanhamento profissional para um resultado benéfico.

Curiosidades da dieta cetogênica

Uma curiosidade sobre este tipo de dieta é que ela foi usada, inicialmente, no tratamento de crianças que sofriam de epilepsia. Surgida na década de 1980, tratava-se de uma dieta rigorosa, na qual os enfermos que a faziam deviam ser internados e permanecer em jejum por até 36 horas.

Muitas pessoas também questionam o porquê da nomenclatura “dieta cetogênica”. O nome da dieta é este, pois o processo em que que o corpo se utiliza da gordura como fonte primária de energia é chamado de Cetose. Como é exatamente o que pretende este tipo de dieta, ela foi nomeada como cetogênica.

Existe diferença entre a dieta cetogênica e a dieta Low Carb?

De acordo com a nutricionista Roberta Galvão, são dietas semelhantes, todavia, a dieta Low Carb prevê apenas uma diminuição da ingestão de carboidrato, enquanto a cetogênica propõe a oferta zero do carboidrato na alimentação.

Saiba mais: a dieta Low Carb é mesmo eficiente?

Vai optar por esta dieta?

Agora que ficou claro quais os pontos positivos e negativos em relação a esta dieta, é importante sempre, antes de decidir por fazê-la ou não, procurar um profissional da área para ter uma orientação correta e eficaz.

Para mais dicas de alimentação saudável, recomendamos estes artigos do nosso blog: 5 lanches saudáveis para levar ao trabalho e dicas de alimentação para a prática de exercício físico. Fique por dentro do universo da alimentação saudável e compartilhe com seus amigos!

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Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista clínica e funcional, Roberta Galvão.
Pós graduada em nutrição clínica, funcional e fitoterapia. Atualmente, é coordenadora do serviço de nutrição do Hospital Regional Unimed.

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